Muitas mulheres sofrem com a Diabetes gestacional. A intolerância à glicose e a resistência insulínica durante a gravidez aumentam o risco de complicações de gestação e parto, podendo comprometer a saúde do bebê, que se torna mais susceptível a obesidade.
O desequilíbrio da microbiota intestinal associa-se a essas doenças metabólicas em grande parte devido à baixa diversidade de espécies e perfil bacteriano inflamatório. Pacientes com Diabetes tipo 2 apresentam menor abundância das bactérias que auxiliam no controle da doença e dificuldade no metabolismo da glicose, além da redução da expressão intestinal de genes relacionados à saciedade.
A boa notícia é que a suplementação de probióticos e prebióticos em grávidas com diabetes gestacional pode contribuir na redução da glicemia. Se usados de forma combinada, esses suplementos também melhoram o índice de resistência insulínica. Converse com seu médico sobre como o uso de probióticos e prebióticos pode contribuir para garantir uma gestação segura para você e para seu bebê.