Essa é uma dúvida muito comum sobre o consumo de probióticos. É melhor tomar pela manhã ou a noite, antes de dormir? Antes ou depois das refeições? Existe algum horário que otimize seus benefícios à saúde?
Na verdade, raros estudos são focados no horário de ingestão do probiótico como diferencial de seus efeitos, o que sugere que esse não é um fator impactante no resultado final da suplementação. Um estudo publicado na renomada revista científica World Journal of Gastroenterology observou o consumo de probióticos em duas diferentes situações: 30 minutos antes do café da manhã e 30 minutos após essa refeição. Os resultados apontaram que os benefícios foram mantidos em os contextos.
O que alguns especialistas da área costumam sugerir é que os pacientes aguardem um período de 30 minutos a 1 hora após as grandes refeições para fazer uso de seu suplemento probiótico. Esse intervalo favorece a redução da acidez do pH encontrado no estômago, tornando o ambiente mais propício aos benefícios do probiótico.
Já em pacientes com queixas gastrointestinais, como distensão abdominal ou desconforto, o consumo próximo ao horário de dormir pode contribuir para minimizar essas sensações, permitindo melhores resultados para o tratamento.
Por fim, vale ressaltar que cada cepa probiótica possui efeitos específicos para o organismo, sendo ideal escolher o probiótico que melhor se encaixa a cada sintoma ou queixa de seu paciente.
Agora que você já sabe que consumir probióticos em qualquer horário do dia pode trazer inúmeros benefícios à saúde, que tal experimentar incluir esses suplementos no seu dia a dia? Consulte aqui nossa seleção BIOSTATER ou consulte seu profissional de saúde para uma prescrição personalizada para você.