EFICÁCIA DOS PROBIÓTICOS E A PSORÍASE
A psoríase é uma doença autoimune de caráter inflamatório crônico com forte predisposição genética. Uma de suas manifestações clínicas mais aparentes são as de pele caracterizadas por placas nitidamente demarcadas e eritematosas.
Em todo o mundo mais de 100 milhões de indivíduos são afetados por esta enfermidade. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) estimou que a prevalência da psoríase no Brasil seja 1,31%, sendo mais comum em mulheres. Ainda de acordo com a SBD, 73,4% dos brasileiros diagnosticados com a doença em estágios moderado a grave referem comprometimento da qualidade de vida, envolvendo dificuldades nas relações sociais, lazer e atividades de trabalho.
A psoríase apresenta uma evolução imprevisível dos sintomas, além de poder se associar a outras diversas patologias como artrite, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e doença inflamatória intestinal.
COMO OS PROBIÓTICOS PODEM AJUDAR
Atualmente, pesquisadores sugerem que algumas patologias da pele podem ter relação com desequilíbrios imunológicos e a microbiota intestinal (MI), neste sentido, acredita-se que a utilização de probióticos com a intenção de modular o intestino poderia atuar no ambiente intestinal. Sabe-se que a MI se relaciona com a pele através do eixo intestino-pele e essa conversa cruzada pode impactar o sistema imunológico do organismo. Assim, pela possível relação entre psoríase e distúrbios inflamatórios, o uso de probióticos torna-se uma possível intervenção adicional para melhora de alguns sintomas de psoríase.
ENSAIOS CLÍNICOS
Um ensaio clínico randomizado controlado por placebo com 90 participantes diagnosticados com psoríase de grau leve a moderado testou o uso de probióticos (ou placebo) juntamente com tratamento convencional (tratamento com corticosteroide tópico). O grupo probiótico recebeu uma mistura de Bifidobacterium longum, B. lactis e Lactobacillus rhamnosus durante 12 semanas. Ao final do período, foi constatada a redução no Índice da Gravidade da Psoríase por Área (PASI) no grupo que recebeu probióticos, sugerindo um efeito positivo da mistura probiótica sobre a redução da severidade da doença.
Outro ensaio similar ofereceu cepas de B. infantis a indivíduos com psoríase por 8 semanas. Ao final do período, foram avaliados níveis plasmáticos de marcadores de inflamação (PCR e TNF-α), que foram menores no grupo que recebeu o probiótico em relação ao grupo placebo. Ademais, houve redução destes marcadores quando os níveis foram comparados antes e após o período de intervenção do estudo.
CONCLUSÃO
Considerando o eixo intestino-pele e a importância da saúde intestinal sobre a resposta imunológica e inflamatória do organismo, somado às terapias tradicionais da psoríase, o uso de probióticos pode ser um excelente aliado para o controle de algumas manifestações da doença, melhorando a qualidade de vida de indivíduos portadores desta enfermidade.
Você já conhece o portfólio de probióticos de alta qualidade da BIOSTATER? Nele estão disponíveis cepas variadas, que podem ser manipuladas de acordo com a sua necessidade.
Referências
Referências
- Consenso brasileiro de psoríase 2020: Algoritmo de tratamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia / coordenação geral Sérgio Palma; editores Ricardo Romiti, André Vicente E. de Carvalho, Gleison V. Duarte, revisão geral Hélio Amante Miot. – 3. ed. – Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Dermatologia, 2020.
- Rendon, Adriana, et al. Psoriasis Pathogenesis and Treatment. International journal of molecular sciences, [s. l.], v. 20, ed. 6, p. 1475, 23 mar. 2019.
- Navarro-López, Vicente et al. Efficacy and Safety of Oral Administration of a Mixture of Probiotic Strains in Patients with Psoriasis: A Randomized Controlled Clinical Trial. Acta dermato-venereologica, [s. l.], v. 99, ed. 12, p. 1078-1084, 1 out. 2019.
- Groeger, David et al. Bifidobacterium infantis 35624 modulates host inflammatory processes beyond the gut. Gut microbes, [s. l.], v. 4, ed. 4, p. 325–339, 21 jun. 2013.
- Pessemier, Britta De et al. Gut–Skin Axis: Current Knowledge of the Interrelationship between Microbial Dysbiosis and Skin Conditions. Microorganisms, [s. l.], v. 9, ed. 2, p. 353, 11 fev. 2021.
- Zeng L, et al. The Effectiveness and Safety of Probiotic Supplements for Psoriasis: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials and Preclinical Trials. J Immunol Res. 2021 Dec 13;2021:7552546.