Nos últimos anos, houve um crescente interesse na melhora da saúde e do estilo de vida. Em conjunto, a busca pela suplementação de probióticos também aumentou a fim de prevenir e tratar diversas condições.
Há uma grande variedade de probióticos disponíveis para consumo e é importante ressaltar que a sua utilização deve ser orientada e manipulada de maneira individualizada para favorecer o alcance do fim terapêutico desejado, preferencialmente, prescrito por um profissional de saúde habilitado, afinal nem todo probiótico é igual.
Para uma prescrição adequada, o profissional avalia os seguintes aspectos:
Qualidade e tipo de probióticos
Probiótico não é tudo igual! Embora os mais conhecidos tipos de probióticos sejam os Lactobacillus e Bifidobacterium é muito importante conhecer sua espécie e cepa para entender o efeito que se pode esperar deste produto. Ao procurar um local para manipular seus probióticos verifique se eles identificam o produto corretamente com seu gênero, espécie e cepa: . Este é o diferencial da Biostater.
Saúde atual e objetivo do paciente
Não basta conhecer o produto! Para maximizar os benefícios da formulação probiótica, a personalização da fórmula probiótica leva em consideração a saúde geral do paciente:
- estilo de vida,
- histórico de doenças,
- alergias,
- intolerâncias,
- saúde do intestino,
- saúde da pele,
- nível de estresse,
- idade,
- intensidade dos sintomas.
Presença de doenças
Estudos mostram que diferentes cepas probióticas podem exercer distintos efeitos sobre cada condição de saúde. Ao individualizar as formulações, é possível selecionar as cepas que apresentam maior respaldo científico para a doença a ser tratada e, assim, aumentar a chance de sucesso deste tratamento complementar.
Segurança
Os probióticos são seguros para a maioria das pessoas, mas é importante conhecer sua origem e qualidade a fim de compreender se estudos garantem a segurança daquele produto específico.
Dose específica
A manipulação permite que o profissional determine a melhor quantidade a ser oferecida ao paciente a fim de auxiliá-lo a alcançar os objetivos individuais. Para isto é importante considerar a idade, intensidade dos sintomas entre outros aspectos para definição do probiótico.
Encaixe na rotina do paciente
Através da manipulação personalizada é possível que o profissional de saúde escolha a composição completa da fórmula probiótica e a forma como ele pode fracionar o consumo da mesma para melhor se encaixar em sua rotina e aceitação do suplemento.
Em suma, a manipulação individualizada de probióticos é uma estratégia promissora para otimizar a saúde e o bem-estar de cada paciente de forma única. A personalização das formulações permite atender às necessidades específicas de cada indivíduo! Afinal, se cada pessoa é única, suas necessidades de saúde também são.