A colite ulcerosa, também conhecida como Retocolite Ulcerativa (RCU), é uma doença intestinal inflamatória e crônica que provoca inflamação no trato digestivo. Ela normalmente ocorre apenas na mucosa interna do intestino grosso (cólon) e do reto e suas formas variam de leve a grave. Com colite ulcerosa, o paciente tem maior risco de desenvolver câncer de cólon e sofre de sintomas como sangramento retal, diarreia sanguinolenta, cólicas abdominais, úlceras no revestimento do intestino grosso, fissuras anais, fadiga e perda de peso.
Se você sofre desse mal, sabe que além das dores e desconfortos, esses sintomas têm um importante impacto negativo na sua qualidade de vida. Existem várias opções de tratamento para a colite ulcerosa, que visam especialmente a indução da remissão e a prevenção de recaídas. Porém, apesar de sua eficácia clínica, os efeitos adversos e os altos custos muitas vezes levam à não adesão da terapia, o que levou pesquisadores a buscar abordagens terapêuticas alternativas.
Uma alternativa que tem se mostrado eficiente é o blend de probióticos VSL#3, que se acredita ter um perfil de efeitos adversos mais favorável. Confira os resultados obtidos com estudos recentes, onde pacientes usaram esses suplementos probióticos:
- Redução importante do Índice de Atividade da Doença
- Redução significativa de sangramento retal
- Diminuição da diarreia e do muco fecal
- Remissão da RCU em mais de 40% dos casos
- Alta taxa de reparo da mucosa intestinal
- Redução da dor associada à RCU